Como “o olho das nossas ações”

Espaço aberto para Ele

Como “o olho das nossas ações” a vida interior tem como finalidade de levar-nos ao conhecimento verdadeiro de Deus, ao amor para Ele, ajudando-nos a viver na sua graça. Todavia, é claro, não devemos nos contentar com uma vida de graça “mínima”, isto é, vivermos sem pecado mortal. 

A vida da graça tem uma exigência fundamental: crescer a todo momento porque cada momento que damos a Deus é um aumento de vida, cada minuto que roubamos dele é perdido por toda eternidade.

A Vida Interior é caracterizada por três elementos

– A reta intenção: podemos defini-la porque elas valem quando a nossa vontade age por amor a Deus. E isso sempre, não somente nas grandes coisas, mas antes de tudo nas pequenas ações, naquelas que parecem não ter significado ou valor.

O Recolhimento Interior: o recolhimento é um ato de fé e boa vontade, através do qual, creio eu, Deus pousa sua mão sobre minha cabeça. Se eu não me afasto dele, Ele comunica-me o seu amor.

– A firmeza de Propósito: Significa ter um caráter bem formado, possuir convicções e viver segundo essas convicções. 

A firmeza de propósito não é dureza, teimosia ou autossuficiência, mas coerência, domínio de si, levantar-se para começar logo após as quedas. É ter bem claro os valores e procurar vivê-los e buscá-los constantemente.

Frei Luigi M. Faccenda

OFM Conv. e fundador do Instituto MIPK